loading...
- - -
América Latina Portal Europeo
REDIAL Red Europea de Información y Documentación sobre América Latina
CEISAL Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina
Referencia anterior

Biotecnologia moderna e desenvolvimento humano sustentável: uma composição possível

Referencia siguiente
Artículo de revistaBertoldi, Marcia Rodrigues. (Univ. Federal de Pelotas, Brasil). Biotecnologia moderna e desenvolvimento humano sustentável: uma composição possível.  / Biotecnología moderna y desarrollo humano sostenible: una composición posible In  Cunha e Cruz, Marco Aurélio R. da (coord.) Nuevas Tecnologías y Derechos Humanos Araucaria. Revista Iberoamericana de Filosofía, Política y Humanidades, 2015 no. 33 p. 211-227. Palabras claves:
Brasil
Ciencia, Investigación | Derecho
Biotecnologia moderna; Direito ao desenvolvimento humano sustentável; Segurança alimentar; Organismos geneticamente modificados

Resumen:

O presente trabalho tem a finalidade de analisar a biotecnologia moderna enquanto instrumento catalisador do direito ao desenvolvimento humano sustentável. Primeiramente, examina-se os objetos relacionados à temática desse estudo: as diferentes concepções da biotecnologia tradicional e moderna - a biologia em transformação - e a nova ordem socioambiental e econômica: o direito ao desenvolvimento humano sustentável. Em seguida, estuda-se a interpretação da sociedade em relação aos benefícios e riscos advindos do uso da biotecnologia moderna para, então, adentrar-se nas possibilidades definidas de promoção do direito ao desenvolvimento sustentável mediante o uso de referida técnica. Considera-se que a biotecnologia moderna é um instrumento de promoção do projetado desenvolvimento humano sustentável.

Ceisal Redial © REDIAL & CEISAL. Responsabilidad editorial: Araceli García Martín - AECID (Madrid, España),
Jussi Pakkasvirta - Ceisal (Helsinki, Finlandia).
Desarrollo web: Olivier Bertoncello Data Consulting    Alojamiento web: CCIN2P3