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Revista Spanish in context

Stockholm Review of Latin American Studies

Revista Studien zur portugiesischsprachigen Welt

Año: 2009 n. 4

Castillo, Lisa Earl. Icons of Memory: Photography and its Uses in Bahian CandombléIn  Álvarez López, Laura; Thylefors, Markel; Wedel, Johan (Eds.) Afro-Latin American Religious Expressions and Representations  / Representaciones y expresiones religiosas afrolatinoamericanas p. 11-23 Brasil
Fotografía, religiones afrobrasileñas, candomblé – Bahia, antropología visual

Resumen

Studies of the Afro-Brazilian religion of Candomblé have often been situated within an analytical framework that emphasized so-called “African survivals” – elements that were, or appeared to be, clearly traceable back to a pre-colonial past. As a result, aspects suggestive of modernity have tended to receive little attention. This pattern is evident in the case of photography, whose history in Afro-Brazilian religious communities is often assumed to be one of ethnographic objects rather than historical subjects. This would seem to be justified given the restrictions on picture taking that exist in many of the oldest temples. Yet in the very temples where such prohibitions are most stringent, one also finds elegantly framed antique portraits of religious leaders on display, many predating the first studies of Candomblé. On closer analysis, it becomes apparent that photography has long been utilized in these communities. This paper examines contrasting, sometimes conflicting attitudes regarding different uses of the photographic image in Candomblé, showing that the influence of both African beliefs and the social context in which Candomblé arose n Brazil. Os estudos do candomblé são freqüentemente situados dentro de um quadro analítico que privilegia as chamadas “retenções africanas” – elementos que claramente remetiam, ou pareciam remeter, a um passado pré-colonial. Conseqüentemente, aspectos sugestivos da modernidade tendem a receber pouca atenção. Esta tendência é evidente no caso da fotografia, cuja história, nas comunidades religiosas afro-brasileiras, é muitas vezes tomada como uma questão de objetos etnográficos, e não de sujeitos históricos. Dada a existência, nos templos mais antigos, de restrições sobre a fotografia, tal conclusão parece ser justificada. Contudo, nos mesmos templos onde as restrições são mais rigorosas, também se encontra antigos retratos fotográficos em molduras elegantes, muitos dos quais mais velhos que os primeiros estudos do candomblé. Uma análise mais profunda revela que a fotografia tem uma história longa nas comunidades religiosas afro-brasileiras. Este texto analisa as imagens contrastantes, às vezes conflitantes, da imagem fotográfica no candomblé, mostrando que os usos são marcados tanto pela epistemologia africana quanto pelo contexto social no qual o candomblé surgiu no Brasil.

Reginaldo, Lucilene . Irmandades e devoções de africanos e crioulos na Bahia setecentista: histórias e experiências atlânticasIn  Álvarez López, Laura; Thylefors, Markel; Wedel, Johan (Eds.) Afro-Latin American Religious Expressions and Representations  / Representaciones y expresiones religiosas afrolatinoamericanas p. 25-35 Brasil
Negros - Brasil, negros - religión, esclavitud - Salvador, Brasil siglo XVIII
Siglo XVIII

Resumen

O século XVIII corria a mais de sua metade quando o franciscano Frei Jaboatão, com um notável entusiasmo, registrou o grande interesse que a participação em certas irmandades despertava entre os escravos e libertos. Corretamente observou que as devoções mais populares entre estes foram a Senhora do Rosário e São Benedito, o santo preto de Palermo. Devoções menos populares, mas nem por isso de menor importância, foram adotadas pelas populações de cor: Santa Ifigênia, Santo Elesbão, Santo Rei Baltazar, Santo Antônio de Categeró, entre os santos negros; assim como diferentes invocações de Cristo e de Nossa Senhora. Neste artigo trato da história das irmandades negras na Bahia setecentista, e de modo particular discuto as devoções aos santos negros, como um aspecto importante dessa experiência religiosa e associativa. Acredito que a história das devoções negras sugere novas questões e dialoga com antigas e novas interpretações sobre a formação de uma experiência religiosa católica afro-americana. Para tanto, em breves linhas, contextualizo as associações leigas na dinâmica da vida eclesiástica no Império Português para, em seguida, destacar a presença das irmandades e confrarias de africanos e seus descendentes na Bahia.

Alkmim, Tânia; Álvarez López, Laura . Registros da escravidão: as falas de pretos-velhos e de Pai JoãoIn  Álvarez López, Laura; Thylefors, Markel; Wedel, Johan (Eds.) Afro-Latin American Religious Expressions and Representations  / Representaciones y expresiones religiosas afrolatinoamericanas p. 37-48 Brasil
Portugués afro-brasileño, representaciones lingüísticas, Preto-velho, religiones afrobrasileñas, umbanda

Resumen

Na umbanda, os pretos-velhos são espíritos de velhos escravos africanos que se manifestam durante o transe de possessão. Ao representarem a memória da escravidão, eles revelam um comportamento lingüístico associado a essa condição: uma fala como deveria ser a fala de um velho escravo africano, marcada por um conjunto de traços lingüísticos que a caracterizam como desviante em relação ao português brasileiro. Existiu também, a partir dos finais do século XIX, um ciclo de histórias em torno do personagem Pai João: um velho escravo africano, também usuário de uma variedade de português que contrasta com o português brasileiro. As representações orais da fala de pretos-velhos em rituais religiosos e as representações escritas da fala de Pai João em histórias coletadas por folcloristas apresentam marcas lingüísticas semelhantes: essas representações complementam os escassos dados de que dispomos sobre a linguagem de africanos e seus descendentes no Brasil.

Wedel, Johan . Healing and Spirit Possession in the CaribbeanIn  Álvarez López, Laura; Thylefors, Markel; Wedel, Johan (Eds.) Afro-Latin American Religious Expressions and Representations  / Representaciones y expresiones religiosas afrolatinoamericanas p. 49-60 Cuba | Nicaragua
Afrocaribeño, santería, miskitu, curaciones religiosas, posesión de espíritus

Resumen

Este artículo abarca un vistazo comparativo de las curaciones espirituales y sus implicaciones, entre seguidores de la santería afrocubana y el pueblo miskitu de Nicaragua. Muestra como las enfermedades y sufrimientos ocupan lugar en un dominio sagrado, permitiendo transformaciones a nivel social, psicológico y fisiológico. Las curaciones se logran creando una realidad sagrada con ayuda de símbolos poderosos y posesiones de espíritus. En este proceso las entidades espirituales son representaciones de las condiciones de la gente. Al mismo tiempo los espíritus también representan un modelo de curación.

Pinheiro, Márcia Leitão. Dinâmicas da religiosidade: experiências musicais, cor e noção de sagradoIn  Álvarez López, Laura; Thylefors, Markel; Wedel, Johan (Eds.) Afro-Latin American Religious Expressions and Representations  / Representaciones y expresiones religiosas afrolatinoamericanas p. 61-72 Brasil
Protestantismo, noción de sagrado, religiosidad afro-brasileña, expresión religiosa

Resumen

O artigo busca apresentar novos elementos para discutir a transformação do meio protestante brasileiro. Para tanto, destaca a produção musical, especificamente a “música negra” ou black gospel music. Seus formuladores colocam em evidência dois pontos: primeiro, é eficaz para “converter” e transmitir a “cultura negra”; segundo, é mais “profética”, capaz de atingir o emocional, e, portanto, possuidora de maior poder de persuasão. O artigo pretende analisar como o contexto musical protestante evidencia uma representação pertinente à religiosidade afro-brasileira. As articulações sublinham uma noção de sagrado e de expressão religiosa que emerge com a formulação e a relação mantidas com aquilo considerado “negro” e/ou “africano”.

Thylefors, Markel . "Our Government is in Bwa Kayiman": A Vodou Ceremony in 1791 and its Contemporary SignificationsIn  Álvarez López, Laura; Thylefors, Markel; Wedel, Johan (Eds.) Afro-Latin American Religious Expressions and Representations  / Representaciones y expresiones religiosas afrolatinoamericanas p. 73-84 Haití
Haití, vodú, revolución, Bwa Kayiman, Bois Caïman, Bosque del Caimán
Siglo XVIII

Resumen

La religión haitiana del vodú ha evolucionado paralelamente con el estado-nación haitiano. Las interpretaciones locales de una relación estrecha entre la identidad nacional y el vodú están también presentes en otras religiones afroamericanas. Este artículo investiga las representaciones del papel del vodú durante la Revolución de esclavos que tuvo como resultado la declaración de independencia de Haití en 1804. Como ejemplo se puede tomar la ceremonia que supuestamente tuvo lugar en el bosque del Caimán, en el norte de Haití, en 1791. El artículo investiga también los usos y las repercusiones contemporáneos de la historiografía del vodú y la Revolución, así como sus consecuencias para dicha religión.

Juárez Huet, Nahayeilli B. . Transnacionalización y relocalización de la santería cubana: el caso de la ciudad de MéxicoIn  Álvarez López, Laura; Thylefors, Markel; Wedel, Johan (Eds.) Afro-Latin American Religious Expressions and Representations  / Representaciones y expresiones religiosas afrolatinoamericanas p. 85-94 Cuba | México
Santería, transnacionalización, religiones afroamericanas, reafricanización, México, Cuba

Resumen

En las últimas décadas, las religiones afroamericanas se han expandido de manera muy notoria allende fronteras nacionales y étnicas. Este fenómeno, que pone de manifiesto cómo dichas religiones se “relocalizan” en nuevos contextos en los que su representación y aceptación social no siempre son positivos, no puede entenderse solamente a partir de contextos locales, sino a partir de una perspectiva que tome en cuenta el amplio proceso de transnacionalización en el que se inscriben. Este artículo discute el proceso de transnacionalización de la santería cubana tomando como caso ilustrativo el de la ciudad de México. Dicho proceso puede ser dividido en tres etapas. La primera se sitúa desde principios del siglo XX hasta 1959, en la cual las industrias culturales de la música y el cine fueron importantes mediadores en las primeras representaciones de la santería en suelo mexicano. Durante su segunda fase, la cual abarca hasta finales de la década de los ochenta, se observan los primeros cambios cualitativos de su implantación en México, como consecuencia de las olas migratorias de cubanos a Estados Unidos después de la Revolución. A partir de los noventa, comienza una tercera etapa, caracterizada por una mayor divulgación de la misma y su práctica complementaria con otras “tradiciones” y sistemas de creencias.

Stockholm Review of Latin American Studies
Papel | Versión digital gratuita | Anual | Suecia ISSN versión papel: 1654-0204
Año de creación: 2006
Año de finalización: 2013

Editor: Latinamerikainstitutet, Stockholm
Dirección: Institute of Latin American Studies
Stockholm University
SE-106 91 Stockholm
Sweden

The Stockholm Review of Latin American Studies is a peer reviewed journal that disseminates scholarly views on contemporary issues with relevance to people in Latin American countries. It differs from most conventional journals in its cross-disciplinary scope and by offering both writers and readers a more immediate access to a Latin Americanist forum for intellectual reflection and critique.
Each issue is compiled by guest editors responsible for its coherence and for introducing its set of essays. Authors retain full copyright and although the journal’s editorial group assesses the scholarly originality of each contribution prior to publication, neither the editors nor the Institute of Latin American Studies at Stockholm University are responsible for the views expressed by individual authors.
The Stockholm Review of Latin American Studies is part of the Latin American Futures research environment and was founded with the financial support of the Sida/Asdi Department for Research Cooperation (SAREC).

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