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Revista Artefacto visual

Artelogie

Revista Artifara

Año: 2011 n. 1

Velloso, Monica Pimenta. Introdução : Questões do modernismo brasileiro.  / Introducción: cuestiones sobre el modernismo brasileño  In  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 7-16 Brasil
Modernismo brasileiro, processos artísticos, cartografia modernista, referências cosmopolitas, nacionais, regionais.

Resumen

Extrapolando os limites e marcos cronológicos, sensível aos novos espaços e modalidades participativas, mas, sobretudo, dispondo-se a re-configurar a natureza e o fluxo das trocas culturais, o modernismo brasileiro torna-se mais do que nunca tema polêmico em consonância com a efervescência de mudanças que se operam no horizonte social e historiográfico.

Santos, Marcos Antonio Dos; Martins, Carlos Alberto Ferreira . A síntese das artes como resgate da vida comunitária.Da Gesamtkunstwerk à nova monumentalidade e o core.In  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 191-210 Brasil
Síntese das Artes, Vanguardas Artísticas, Arquitetura Brasileira, Arquitetura Moderna, Nova Monumentalidade, Core.

Resumen

A retomada das discussões sobre arquitetura e urbanismo dentro dos CIAM’s, no segundo pós-guerra, possibilitou o debate entre as a nova geração de arquitetos e os antigos membros dos CIAM’s. O debate se centrava nas críticas da nova geração aos postulados da arquitetura moderna baseados na Carta de Atenas. O manifesto Nine Points on Monumentality, de 1943 pode ser encarado como o início deste debate, mesmo antes da retomada dos “Congressos”. O manifesto tem o resgate da comunidade como um de seus temas centrais. O presente trabalho tem, portanto, a intenção de resgatar e discutir a presença da idéia de comunidade nas discussões sobre arquitetura e urbanismo nos CIAM’s do Segundo Pós-Guerra.

Fabris, Mariarosaria . Um “mundo novo” : o cinema segundo os futuristas e os modernistasIn  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 97-109 Brasil
Futurismo, Modernismo, cinema, simultaneidade, velocidade.

Resumen

Para futuristas e modernistas, o cinema representa a súmula de várias invenções, capaz de sobrepujar outras formas de comunicação de massa, quando se trata de forjar e propagar novos comportamentos. Rival do trem, do automóvel, do aeroplano na elaboração de uma nova maneira de se olhar para o mundo, herdeiro da fotografia, filho da eletricidade, irmão do jornal e do teatro de variedades, o cinema vem subverter a noção de tempo e de espaço, ao juntar realidades distantes entre si. Dessa forma, passa a ser considerado um dos grandes símbolos da sociedade contemporânea, pela simultaneidade, pela velocidade e pelo novo ritmo que traz às artes e à vida.

Fabris, Annateresa. O futurismo como estética patológica : alguns aspectos de sua recepção no BrasilIn  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 84-96 Brasil
Futurismo, doença, loucura, socialismo, anarquia.

Resumen

A recepção das ideias futuristas no Brasil é quase sempre negativa. O movimento italiano é associado a manifestações patológicas e à agitação política, uma vez que suas propostas iconoclastas se chocavam com as poéticas realistas que dominavam o ambiente cultural brasileiro.

Moraes, Ricardo Gaiotto de. Permanência da forma : uma conversa entre os ensaios de Michel de Montaigne e Mário de AndradeIn  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 110-120 Brasil
Literatura Comparada, Modernismo no Brasil, Ensaio, Mário de Andrade, Michel de Montaigne;

Resumen

Este artigo tem como objetivo levantar algumas hipóteses sobre um possível diálogo entre as concepções de escrita ensaística do modernista brasileiro, Mário de Andrade, e os comentários concernentes à forma do iniciador do gênero ensaístico, Montaigne. Apesar da distância entre o universo dos dois escritores, há semelhanças na concepção do gênero ensaio, que se relacionam à ideia de que a escrita ensaística partiria da intuição e, por isso, incluiria, além de especulações críticas, um desdobramento do eu. Assim, tanto no autor de Ensaios, como no de Macunaíma, a escrita ensaística, além das múltiplas hipóteses levantadas no interior de cada texto, reflete as concepções morais próprias às concepções particulares e às máscaras assumidas pelo escritor em cada contexto.

Weber Santos, Nádia Maria. Lima Barreto muito além dos cânonesIn  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 230-260 Brasil
Lima Barreto, modernidade, prefácios, literatura brasileira, brasilidade modernista, História e Literatura.

Resumen

A partir da leitura dos textos dos prefaciadores das obras completas (1956) de Afonso Henriques de Lima Barreto (Lima Barreto ou LB), de sua biografia escrita por Francisco de Assis Barbosa (de 1952) e de alguns de seus escritos, discute-se o espaço da obra do escritor na literatura brasileira. Nunca adaptado ao cânone literário de sua época e local, marginalizado socialmente, alcoolista e duas vezes internado em hospital psiquiátrico, as imagens literárias construídas do Brasil pelo escritor, em suas crônicas, escritos íntimos e romances, e na sua relação com a confluente modernidade brasileira, extrapolam as nuances de sua vida comum exposta como pano de fundo e dão lugar a uma das mais ricas obras literário-críticas da história da sociedade brasileira daquele momento.

Leenhardt, Jacques. Roberto Burle Marx dans le chaudron moderniste brésilien : La part du paysage.In  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 134-146 América Latina
Burle Marx, Oscar Niemeyer, architecture, jardin géographique, Sitio.

Resumen

Burle Marx met en évidence sa conviction que le motif moderne par excellence n’est pas, comme le laisserait entendre une conception bornée, la réduction de la nature à l’artifice, mais la reconnaissance des organisations complexes qui réunissent les plantes dans des écosystèmes extrêmement élaborés.

Chang Waldman, Thaís. Espaços de Paulo Prado : tradição e modernismoIn  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 33-62 Brasil
Paulo Prado ; Semana de Arte Moderna ; Modernismo ; Tradição ; Pensamento Social Brasileiro.

Resumen

Além de ser um dos maiores exportadores e produtores de café da época, Paulo Prado é autor de dois livros sobre a história de São Paulo e a formação do povo brasileiro. Publicou textos em importantes periódicos, (re)editou documentos inéditos sobre o período colonial, participou da fundação e do controle de revistas modernistas, e se fez presente como um dos principais organizadores e financiadores da Semana de 1922. Foi também um elo fundamental entre os modernistas e um grupo de intelectuais que compõem uma geração anterior a sua, que ele conhece na Europa, por intermédio de seu tio, Eduardo Prado. Possui ainda um forte vínculo com Capistrano de Abreu, um marco da moderna historiografia brasileira. Paulo Prado mostra-se assim um importante mediador entre diferentes universos, sendo este o foco do presente artigo.

Vidal, Edgard. Trayectoria de una obra : "A negra" (1923) de Tarsila do Amaral. Una revolución icónica.In  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 211-229 Brasil
Tarsila do Amaral, Pedro Figari, "A negra", recepción, obra modernista, Brasil, Francia.
Siglo XX

Resumen

El articulo se plantea el estudio de la recepción de dos obras de Tarsila do Amaral : "A negra" de 1923 y "Adoraçao" de 1925. Comenzando por un estudio de diarios y revistas de la década de 1920 en París, trabajaremos en particular los comentarios de la Revue de l’Amérique Latine (1926) llegando hasta las ultimas producciones de Aracy A. Amaral o mas recientemente Maraliz de Castro Vieira Christo. Estudiando como los críticos analizan "A negra", la recepción de esta obra muestra las tensiones entre las diversas concepciones nacionalistas y regionalistas y las que funcionan todavía hoy como el opuesto positivo o negativo, las influencias cosmopolitas. Haremos hincapié en la importancia de un pintor bastante olvidado en la genealogía de esta obra : Pedro Figari, quien abriría una nueva línea de influencia "latinoamericanista". Finalmente, nos plantearemos algunos interrogantes sobre la manera en la cual opera la obra moderna, auto-instituyendo sus propias influencias.

Garramuño, Florencia. La modernidad en tránsito de Lasar SegallIn  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 121-133 América Latina
Brasil
Modernismo, vanguardia, migraciones, arte latinoamericano, nomadismo.

Resumen

Este artículo interroga algunas obras de Lasar Segall y su ubicación dentro del impulso nacionalista del modernismo brasileño, buscando arrojar luz sobre las tramas internacionales, los dramas humanos, y los flujos económicos y sociales que conformaron la estética modernista.

Nepomuceno, Margarida. Um modernista em ação na America Latina : a trajetória do gravador brasileiro Lívio Abramo no ParaguaiIn  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 165-190 América Latina
Brasil
Lívio Abramo, ações culturais, herança do moderno paulista.
Siglo XX

Resumen

O presente trabalho tem como eixo central a análise das ações culturais realizadas pelo artista Lívio Abramo (1903-1992) no Paraguai, para a aproximação das comunidades culturais do Brasil e daquele país, no contexto das orientações da diplomacia cultural brasileira, na segunda metade do século XX.Desde os anos 40, [1] o Brasil manteve com o Paraguai acordos e convênios educacionais e técnicos, entretanto, essas ações só assumem uma dimensão artística a partir da chegada de Lívio Abramo naquele país, em 1962. Os programas culturais desenvolvidos pelo brasileiro junto à comunidade artística local, revelam uma herança adquirida de sua proximidade com os principais acontecimentos culturais da São Paulo pós 1922, de reafirmação da necessidade de uma modernização nas artes.

Buarque de Hollanda, Bernardo Borges. O futebol como alegoria antropofágica : modernismo, música popular e a descoberta da "brasilidade" esportivaIn  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 17-32 Brasil
Modernismo, Fútbol, Regionalismo, Música Popular, Cultura Brasileña, Identidad Nacional, Gilberto Freyre.
Siglo XX

Resumen

O ensaio traça um painel do discurso modernista acerca do futebol brasileiro nos anos de 1920, 1930 e 1940. Ainda que de forma incidental, é possível coligir referências sobre o fenômeno futebolístico no Brasil entre os autores do modernismo de São Paulo e do regionalismo nordestino. Com base em poemas, crônicas e ensaios, procura-se mostrar como, a partir de 1940, o discurso modernista entronizou o futebol em seu projeto de construção de uma cultura e de uma identidade brasileira. Para isto, busca-se evidenciar de que maneira o discurso da brasilidade modernista, já presente na música popular e no folclore ao longo da década de 1920, outorgou ao futebol a sua legitimidade no âmbito cultural e artístico nos anos de 1940.

Dimitrov, Eduardo. Genealogia e identidade familiares no teatro de Ariano SuassunaIn  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 63-83 Brasil
Antropología; Teatro brasileño; Ariano Suassuna; Genealogía ; Memoria.

Resumen

Este artigo tem por objetivo explorar a maneira como o dramaturgo Ariano Suassuna constrói, por meio de sua produção teatral e de artigos publicados no periódico recifense Jornal da Semana, entre 1972 e 1974, certa memória familiar. O intuito é de apontar a forma como suas peças estão inseridas não só em um campo teatral emergente de Recife, mas também em uma disputa política e simbólica entre famílias da elite paraibana e pernambucana. O assassinato de seu pai, tal como as represálias que seus parentes sofreram nos anos 30, inserem o dramaturgo em um campo de disputa pela identidade de sua família em relação aos seus adversários. A lógica privada da briga de família pode ser reconhecida nas opções artísticas assumidas pelo escritor, mesmo depois da aparente resolução da “intriga” que envolveu os Suassuna, Dantas e Pessoa pelo controle do Estado da Paraíba em 1930.

Lucchesi Moraes, Julio. Para além do caipirismo : uma proposta alternativa de brasilidade teatral à luz das crônicas de João do RioIn  Dossier Thématique : Brésil, Questions Sur Le Modernisme  / Dossier temático: Brasil, cuestiones sobre el modernismo p. 147-164 Brasil
Historia do Teatro, Brasilidade, Teatro en el Modernismo, Teatro Portugués, João do Rio.
Siglo XX

Resumen

O artigo tem por objetivo refletir sobre a temática da emergência da brasilidade teatral no início do século XX. Para além da análise de elementos estéticos das peças e montagens do período, a reflexão pretende deter-se em questões de ordem social e econômica. Referimo-nos às preocupações de natureza prática, tais como a composição de quadros profissionais ou os direitos autorais de escritores. A tal mudança de enfoque analítico – em direção a um “paradigma econômico” – atrela-se uma reorientação na escolha das fontes e referências bibliográficas. Assim, o artigo realizará um resgate de propostas e de autores pertencentes ao dito grupo “pré-Modernista”, notadamente junto às crônicas e críticas de João do Rio a respeito da querela entre grupos teatrais brasileiros e portugueses.

Artelogie
Versión digital gratuita | Anual | Francia ISSN versión digital: 2115-6395
Año de creación: 2011

Editor: Equipe Fonction Imaginaires et Sociales des Arts et des Littératures

Artelogie es una revista electrónica de investigación americanista especializada en el estudio del arte y del patrimonio (artes plásticas, literatura, danza, música, fotografía, cine y vídeo, museología, monumentos), editada una vez al año. El objetivo es publicar investigaciones multidisciplinarias sobre obras de arte y artistas utilizando recursos multimedia sobre soportes digitales (Internet, iBooks, etc.)
La revista, editada en París por el CNRS y por la EHESS, esta interesada en promover el intercambio cultural y el diálogo entre ambas márgenes del Atlántico y del Pacifico. Para ello cuenta con colaboradores tanto de Europa como de América, publicando los artículos en varios idiomas : español, francés, inglés, italiano y portugués, con el fin de proporcionar a investigadores, profesores estudiantes, y profesionales del arte y la cultura, un espacio dinámico de participación, utilizando las nuevas tecnologías de la comunicación, para publicar sus investigaciones y reflexiones.
La revista tiene como únicos criterios de selección, el rigor en el análisis presentado y la originalidad de la metodología utilizada, con la finalidad de convertirse en una herramienta indispensable para investigadores y profesionales que trabajan en el mundo del Arte.

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