loading...
- - -
América Latina Portal Europeo
REDIAL Red Europea de Información y Documentación sobre América Latina
CEISAL Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina
Referencia anterior

João do Rio e a representação das crenças religiosas na Obra “As religiões no Rio” (Rio de Janeiro – Primeira República)

Referencia siguiente
Artículo de revistaSerafim, Vanda Fortuna; Santos, Thauan Bertão dos. (Universidade Estadual de Maringá, Brasil). João do Rio e a representação das crenças religiosas na Obra “As religiões no Rio” (Rio de Janeiro – Primeira República)In  Debate  Revista del CESLA, 2015 no. 18 p. 143-179. Palabras claves:
Brasil
Historia | Religiones, Creencias
João do Rio, crenças religiosas, Rio de Janeiro; Primeira República, história cultural

Resumen:

O presente artigo objetiva apresentar um panorama geral de como as manifestações religiosas foram representadas na obra As religiões no Rio (1906), de autoria do jornalista e literato João do Rio (1881-1921). O recorte histórico eleito para tanto consiste na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, durante o período da Primeira República. Os aportes teóricos utilizados para tanto consistem na História Cultural, por meio de autores como Roger Chartier, Michel de Certeau e Nobert Elias. Constatou-se que no processo de se evidenciar religiões presentes no Rio de Janeiro, João do Rio operacionalizou um dualismo classificatório ao designar as experiências religiosas nos finais do século XIX e inícios do XX. De um lado estariam as de influência francesa e praticado pela elite social, de acordo com os padrões tolerados pela elite, com as ideias de higienização, “civilização”, modernização e com o medo da periculosidade da pobreza. As demais, do outro lado, e de presença marcante nas ruas do Rio de Janeiro, e em extensão às ruas de toda a República brasileira, eram aquelas representadas como sinônimo de “incivilizado” e “atraso”.

Otros artículos del número

Ver también

Ceisal Redial © REDIAL & CEISAL. Responsabilidad editorial: Araceli García Martín - AECID (Madrid, España),
Jussi Pakkasvirta - Ceisal (Helsinki, Finlandia).
Desarrollo web: Olivier Bertoncello Data Consulting    Alojamiento web: CCIN2P3