loading...
- - -
América Latina Portal Europeo
REDIAL Red Europea de Información y Documentación sobre América Latina
CEISAL Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina
Referencia anterior

Modelagem Dinâmica do Uso e Cobertura das Terras para o Controle da Erosâo na Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçú e Pardo – Sâo Paulo – Brasil

Referencia siguiente
Artículo de revistaBoumanns, Roelof; Ambrósio, Luís Alberto; Romeiro, Ademar Ribeiro; Campos, Eneida Maria Goddi; Fasiaben, Maria do Carmo Ramos; Andrade, Daniel Caixeta; Tôsto, Sergio Gomes; Moraes, Jener Fernando Leite de; Camargo, Luiz Armando Steinle; Sinisgalli, Paulo Antonio de Almeida; Sousa Junior, Wilson Cabral de. Modelagem Dinâmica do Uso e Cobertura das Terras para o Controle da Erosâo na Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçú e Pardo – Sâo Paulo – BrasilRevibec: Revista Iberoamericana de Economía Ecológica, 2010 vol. 14 p. 1-12. Palabras claves:
Brasil
Medio ambiente, Ecología, Recursos naturales | Geografía

Resumen:

O objetivo deste artigo é a modelagem da dinâmica do uso e cobertura das terras na Bacia-Hidrográfica dos Rios Mogi-Guaçú e Pardo no Estado de São Paulo. Ele foca a restauração dos serviços ecossistêmicos do controle da erosão. São descritos e analisados a dinâmica do uso e cobertura das terras, focados nas suas principais forças direcionadoras, tais como a legislação ambiental do país e as mudanças nos preços relativos favorecendo uma forte expansão do cultivo da cana-de-açúcar na região. Esta dinâmica tem importante impacto nas taxas de erosão cujas medidas metodológicas são apresentadas com os resultados obtidos. Para simular esta dinâmica foi desenvolvido um modelo seguindo a metodologia do MIMES. O algoritmo desenvolvido modela as mudanças do uso e cobertura das terras baseado principalmente na força das leis ambientais. Espera-se que esta dinâmica contribua para a restauração dos serviços ecossistêmicos da Bacia Hidrográfica.

Otros artículos del número

Ver también

Ceisal Redial © REDIAL & CEISAL. Responsabilidad editorial: Araceli García Martín - AECID (Madrid, España),
Jussi Pakkasvirta - Ceisal (Helsinki, Finlandia).
Desarrollo web: Olivier Bertoncello Data Consulting    Alojamiento web: CCIN2P3