loading...
- - -
Amérique Latine Portail Européen
REDIAL Réseau Européen d'Information et Documentation sur l'Amérique latine
CEISAL Conseil Européen de Recherches Sociales sur l'Amérique latine
Référence précédente

Deposição irregular de residuos sólidos: uma análise comparativa entre dois bairros de poder aquisitivo diferentes na cidade de Campina Grande, Paraíba - Brasil

Référence suivante
Article de revueLourenço, Joaquim Carlos; Vasconcelos, Rejane de Fátima Victor; Barbosa, Ylaine Millene de A. Lins. Deposição irregular de residuos sólidos: uma análise comparativa entre dois bairros de poder aquisitivo diferentes na cidade de Campina Grande, Paraíba - Brasil.  / Deposición irregular de residuos sólidos: un análisis comparativo entre dos barrios de diferente poder adquisitivo en la ciudad de Campina Grande, Paraíba- Brasil DELOS Desarrollo local sostenible, 2013 vol. 6 no. 18 Mots-clés:
Brésil
Environnement, Ecologie, Ressources naturelles
Residuos sólidos, Colecta selectiva, Reciclaje, Participación, Sostenibilidad

Résumé :

O presente estudo teve por objetivo fazer uma análise comparativa da deposição irregular de resíduos sólidos entre dois bairros de poder aquisitivo diferentes na cidade de Campina Grande do estado da Paraíba, visando identificar se existia mudança de comportamentos com relação à deposição dos resíduos descartados de forma irregular em áreas do bairro. Para tanto, foi adotado a pesquisa exploratória de caráter descritiva e a b ibliográfica. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista e no IBGE. Como na maioria dos municípios brasileiros, um dos grandes desafios que o município de Campina Grande enfrenta há alguns anos é a deposição irregular de resíduos sólidos em áreas urbanas. Nos dois bairros analisados, foi possível constatar a deposição irregular de resíduos sólidos em diversas áreas dos bairros, apesar da existência da coleta feita pelo município, mesmo que insuficiente no bairro da Ramadinha II, e da coleta feita pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Verificou-se também que o comportamento não varia muito entre as classes sociais.

Ceisal Redial © REDIAL & CEISAL. Responsabilité éditoriale: Araceli García Martín - AECID (Madrid, España),
Jussi Pakkasvirta - Ceisal (Helsinki, Finlandia).
Développement: Olivier Bertoncello Data Consulting    Hébergeur: CCIN2P3