loading...
- - -
América Latina Portal Europeo
REDIAL Red Europea de Información y Documentación sobre América Latina
CEISAL Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina

Simposio 902: "Imagem e sociedade: antropologia visual e mídia participativa nas Américas" - ICA 2012

Convocatoria | Austria - Viena
Hasta el 31 de agosto de 2011
Simposio 902: "Imagem e sociedade: antropologia visual e mídia participativa nas Américas" - ICA 2012

Simposio para el 54 Congreso Internacional de Americanistas, (Viena, 2012): Imagem e sociedade: antropologia visual e mídia participativa nas Américas.

Coordinadores: Teodoro da Cunha Edgar (Universidade de São Paulo); Zoettl, Peter Anton (CRIA-IUL, Lisboa - Portugal).

Convocan a los interesados a enviar sus propuestas de ponencias (título, resumen de entre 1.000 a 2.000 caracteres, 3 a 5 palabras clave, nombre del ponente, grado académico e institución de adscripción) a los coordinadores antes del 31 de agosto de 2011.

Además, para formalizar la presentación de la propuesta de ponencia será indispensable enviarla utilizando el formulario en línea en la página del ICA.

Breve fundamentación del simposio: As imagens tem desempenhado um importante papel em nossa cultura hoje, a partir de inúmeros formatos e formas de difusão, reconfigurando por sua vez as formas de produção e de uso social de expressões como o cinema, o vídeo, a fotografia e outras baseadas em ambientes eletrônicos. Novas formas de apropriação desses meios também vão conformando, por sua vez, novas possibilidades de expressão e construção de conhecimentos. Nesse contexto torna-se um empreendimento necessário refinar e construir um balanço crítico dessas experiências, por meio do instrumental das ciências sociais. Esta proposta visa articular um balanço de experiências de utilização de imagens, em particular em suas formas em movimento, como cinema e vídeo, como também em suas formas estáticas ou eletrônicas. Para além do suporte, entretanto, nos interessa pensar nas formas de apropriação de imagens que envolvam situações de diálogo entre diferentes culturas, a partir da discussão de perspectivas teórico-metodológicas de pesquisas sobre essas experiências no campo da imagem e antropologia e em particular da antropologia audiovisual. As imagens tiveram um papel central no desenvolvimento de uma “antropologia compartilhada” que visa a melhor integração do “Outro” tanto no processo de pesquisa, como na avaliação e utilização dos resultados da investigação nas ciências sociais. Existe, especialmente nas Américas, uma tradição bastante longa de projetos que se utilizam de meios audiovisuais para fins sociais, políticos e acadêmicos. Lamentavelmente, a troca de experiências entre o campo “social-prático” e o campo “científico-teórico” continua pouco explícita e, até hoje, não resultou num corpo teórico coerente. Esperamos, neste sentido, que o GT consiga colocar em diálogo as diferentes abordagens relativas à “mída participativa”, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento de novos aportes teóricos para a compreensão de processos compartilhados de produção de conhecimento. O campo alargado que propomos para este GT possibilita o desdobramento em algumas linhas temáticas como: filme etnográfico e pesquisa antropológica; cinema e vídeo participativo; as relações entre representações audiovisuais, cultura e alteridade; análise de novas práticas simbólico-políticas globais construídas a partir das novas ferramentas de analise e produção audiovisual contemporâneas; práticas comunicativas e colaborativas e a pesquisa antropológica.

Palabras claves: visual anthropology, participatory media, shared anthropology, image and society.

Ceisal Redial © REDIAL & CEISAL. Responsabilidad editorial: Araceli García Martín - AECID (Madrid, España),
Jussi Pakkasvirta - Ceisal (Helsinki, Finlandia).
Desarrollo web: Olivier Bertoncello Data Consulting    Alojamiento web: CCIN2P3