loading...
- - -
América Latina Portal Europeo
REDIAL Red Europea de Información y Documentación sobre América Latina
CEISAL Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina

Género nos mundos lusófonos

Convocatoria | Francia - Pessac
Martes 01 de febrero de 2005
Kathleen Sheldon & Marissa Moorman. Lusotopie 2005 tenciona publicar um dossier dedicado ao tema do género no mundo lusófono. Nas últimas décadas tem-se verificado um aumento dramático de trabalhos de pesquisa e de publicações sobre a mulher e sobre género na África lusófona, no Brasil e em Portugal, e, além disso, tem havido também algumas contribuições sobre Goa, Timor Leste e a diáspora lusófona mundial. A vanguarda do movimento académico feminista deixou claramente comprovado que a mulher deverá ser incluída em todo o trabalho de pesquisa no campo das ciências sociais e que, colocando-a no centro da investigação, se obtém um entendimento novo e mais profundo da história e da sociedade. Os estudos sobre ‘gays’ e lésbicas, o estudo de masculinidades, e o desenvolvimento da teoria de singularidade, ‘queer theory’, vieram trazer uma maior complexidade quanto à noção de género para além de estudos especificamente sobre a mulher. Quer abordando questões de representação ou as do governo político e do estado, o estudo da mulher e do género é sempre, em certa medida, um estudo acerca de poder. Porém, a centralidade que o poder ocupa na análise sobre género fica muitas vezes implícita, sem receber tratamento explícito. Procuramos artigos que, ao explorarem uma ou mais das várias facetas de género acima delineadas, o façam abordando directamente a questão do poder. Embora considerando tipicamente o relacionamento do homem para com a mulher, sugerimos uma concepção mais ampla das arenas do poder marcado pelo género. Estamos interessados em tópicos que incluam as seguintes esferas temáticas, sem, no entanto, a elas ficarem limitados: política, religião, casamento e família, educação, economia, e formas de expressão tais como arte, cultura popular, literatura e drama.
Convidamos contribuições a partir de várias disciplinas e ângulos e sobre várias partes do mundo lusófono, no passado e no presente. Estamos sobretudo interessados em trabalhos de pesquisa que introduzam novas abordagens, debatam questões difíceis e estabeleçam comparações inesperadas no espaço da experiência lusófona. Esperamos obter uma colecção de artigos que tragam novas percepções sobre género e o mundo lusófono.
Aceitam-se artigos escritos em português, inglês ou francês. É favor contactar os editores do dossier (Kathleen Sheldon & Marissa Moorman) com respeito ao processamento de texto a usar antes de proceder à entrega do artigo para avaliação. Lusotopie. Maison des Suds-CNRS 12 Esplanade des Antilles 33607 33 5 56.84.68.44 m.cahen@sciencespobordeaux.fr. ksheldon@ucla.edu moorman@indiana.edu
Ceisal Redial © REDIAL & CEISAL. Responsabilidad editorial: Araceli García Martín - AECID (Madrid, España),
Jussi Pakkasvirta - Ceisal (Helsinki, Finlandia).
Desarrollo web: Olivier Bertoncello Data Consulting    Alojamiento web: CCIN2P3