loading...
- - -
América Latina Portal Europeo
REDIAL Red Europea de Información y Documentación sobre América Latina
CEISAL Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina

V° Simpósio Internacional do Centro de Estudos do Caribe no Brasil-CECAB: Fronteiras e Culturas em movimento: África, Brasil Caribe

Congreso o simposio | Brasil - Salvador
Del 30 de setembro a 3 de outubro de 2008
Os inúmeros contatos entre economias, culturas, nações e povos na atual globalização, os deslocamentos das fronteiras culturais e geográficas, a hierarquização de valores culturais e étnicos, a dominação imperialista, a exclusão e a marginalização cultural, social e política ainda se constituem como aspectos negativos dessa globalização.
A simultaneidade dos tempos e dos locais quando o Atlântico transformou-se em cenário principal dos contatos desiguais entre povos da África, América e Europa provocou o “modo perpétuo” em que culturas e povos se encontram em constante movimento, quer por sua dinâmica interna, quer pelos deslocamentos migratórios e pelo desenvolvimento tecnológico iniciados nos séculos XV e XVI.

As relações atlânticas modificaram os espaços geopolíticos e culturais da África e da América por meio da colonização e da diáspora africana. Nesse contexto, o Brasil e o Caribe se apresentam, ou são representados, como regiões de profundos interstícios culturais onde as manifestações culturais de matriz africana ou ameríndia ficaram ocultas, negadas sob o estigma do atraso, a barbárie. A África, por sua vez, se apresenta como uma região ancestral de povos e etnias subalternos do Novo Mundo, como um local de tradições culturais estáticas e unificadas, ou de atraso e subdesenvolvimento, ofuscando – em lugar de escurecendo as relações entre suas múltiplas culturas.

As interconexões culturais e políticas entre África, Brasil e Caribe, portanto, são resultantes de um passado colonial comum e das relações mantidas entre essas regiões no atual processo de globalização. Desse modo, pensar nessas culturas em movimento é reagir contra as noções estáticas de centro e periferia, das identidades, de culturas monolíticas e fixas na tradição, de fronteiras como limites e não como interstícios abertos à negociação e ao diálogo intercultural, mas também ao debate e às tensões, bem como o respeito à diversidade cultural.

Para esse debate, o Centro de Estudos do Caribe no Brasil (CECAB) está organizando, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o seu V° Simpósio Internacional que se realizará em Salvador, Bahia, de 30 de setembro a 3 de outubro de 2008, cujo tema principal será “Fronteiras e Culturas em Movimento: África, Brasil e Caribe”.

O Centro de Estudos do Caribe no Brasil (CECAB) é um centro de pesquisa integrante dos grupos de pesquisa de CNPq da Plataforma Lattes e vinculado à Universidade Federal de Goiás e, simultaneamente, uma sociedade civil e científica, sem fins lucrativos. Fundado em 1999, ele se constitui como o único centro científico brasileiro voltado para os estudos das culturas afro-descendentes do Caribe mantendo-se atuante em nível nacional e internacional. A maioria de seus membros é composta por historiadores, antropólogos, educadores, filólogos e outros, de diferentes níveis de graduação acadêmica e instituições (UFF, UFBA, UFM, UnB e outras), contribuindo para o debate interdisciplinar. O CECAB edita a cada semestre a Revista Brasileira do Caribe, publicação científica que reúne artigos em espanhol, francês, inglês e português de pesquisadores interessados nas culturas caribenhas e suas relações com outras regiões.

Os simpósios do CECAB são bienais e congregam pesquisadores do mundo inteiro e dos mais diversos campos do saber como Antropologia, Artes, Educação, Economia, Filosofia, Geografia, História, Lingüística, Sociologia etc.
Os simpósios anteriores se realizaram no Estado de Goiás, em três diferentes cidades: o primeiro e o terceiro em Goiânia (2000 e 2004), o segundo na Cidade de Goiás (2002) e o quarto em Caldas Novas (2006). Nesses simpósios foram estabelecidos debates, intercâmbios e projetos de cooperação e pesquisa entre o CECAB e outros centros de estudos, bem como faculdades e universidades nacionais e estrangeiras. A participação do CECAB no 32 congresso da Caribbean Studies Association marcou também um momento importante na trajetória do Centro não apenas pela movimentação de muitos estudiosos do Caribe mas pela expressiva presença das publicações do CECAB.

A realização do V° Simpósio em Salvador representa a consolidação desses vários projetos de cooperação interinstitucional tanto no Brasil quanto no estrangeiro.
O V° Simpósio Internacional do CECAB foi planejado para agregar seis Grupos de Trabalhos (GT’s) debatedores dos seguintes sub-temas:
• Análises comparadas;
• Artes visuais, literatura e música;
• Gênero, sexualidade e geração;
• Patrimônio e representação;
• Política e identidades nacionais;
• Religião e religiosidade.

Assim, a exemplo dos simpósios anteriores, o CECAB e a UFBA estão confiantes que o V Simpósio será uma profícua oportunidade de congregar pesquisadores de diversas áreas interessados em culturas caribenhas e suas relações com outras regiões; em ampliar o debate acadêmico e interdisciplinar; em fomentar ações culturais, econômicas, políticas e sociais; bem como em estreitar relações de cooperação acadêmica em nível nacional e internacional.

INFORMAÇÕES SOBRE O V° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO CECAB

• O Simpósio se realizará em Salvador, Bahia, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 2008, com comunicações coordenadas e mesas redondas de duas horas de duração cada e conferências por professores convidados com uma hora de duração.
• Os coordenadores das sessões assumirão a organização das apresentações e das comunicações.
• Os participantes podem propor comunicações individuais e coletivas.
• Os resumos dos trabalhos deverão ser enviados até o dia 31 de dezembro de 2007 para vsimpcecab@yahoo.com.br A seleção dos trabalhos será publicada em www.fchf.ufg.br/caribebrasil a partir do dia 31 de março de 2008. Os trabalhos completos deverão ser enviados antes de 30 de junho de 2008 para ser publicado em CD-Rom.

• O pagamento das inscrições poderá ser realizado até o dia de início do simpósio.
• Valor das Inscrições:
Apresentadores Residentes no Brasil: R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).
Apresentadores Estrangeiros: US$ 100,00 (cem dólares).

Contacto:
Centro de Estudos do Caribe no Brasil-CECAB
Universidade Federal de Goiás, Campus II, FCHF – Caixa Postal 131
CEP:74001-970 Goiania Brasil
Tel: (62) 3521-1128 / Fax: (62) 3521-1339
Ceisal Redial © REDIAL & CEISAL. Responsabilidad editorial: Araceli García Martín - AECID (Madrid, España),
Jussi Pakkasvirta - Ceisal (Helsinki, Finlandia).
Desarrollo web: Olivier Bertoncello Data Consulting    Alojamiento web: CCIN2P3